O artista de R&B premiado, Akon, tem o plamo ambicioso de construir uma cidade futrística no Senegal. O próprio alude a Wakanda, a cidade altamente tecnológica do sucesso de bilheteira da MARVEL “Pantera Negra”.
Na segunda-feira, Akon – Aliaume Damala Badara Akon Thiam, o seu verdadeiro nome – pôs a primeira pedra naquilo que será, na sua opinião, o “futuro de África”, situado no parque Mbodiene, a 100 quilómetros de Dakar. Espera-se que os trabalhos comecem a partir do próximo ano.
Numa cerimónia que contou com o ministro do turismo do Senegal, Alioune Sarr, e outros oficiais do governo, Akon explicou a sua visão: “A ideia é construir uma cidade futurística, incorporada com a última tecnologia, criptomoeda, e de como a sociedade africana deve tornar-se no futuro”.
O Presidente sengalês, Macky Sall, presenteou oito quilómetros quadrados ao músico para concretizar os seus planos ambiciosos. Akon também já confirmou que angariou parte dos 6 mil milhões de dólares americanos necessários para o projeto através de investidores anónimos. De acordo com o site oficial Akoncity.com, a cidade alimentada a energia solar terá infraestruturas de saúde, casas luxuosas, centros comerciais, arranha-céus e será “amiga do ambiente”. Outra vantagem surge do facto de ser a cinco minutos do novo aeroporto internacional do país.