Início » Ex-militares angolanos recebem kits profissionais no combate à fome e pobreza

Ex-militares angolanos recebem kits profissionais no combate à fome e pobreza

Matias da Costa

Ao todo, 450 ex-militares na província do Bié receberam, na terça-feira, na cidade do Cuito, kits para serralharia, alfaiataria e agricultura, no âmbito do Programa de Combate à Fome e Pobreza.

A entrega dos meios, testemunhada pelo governador da província, Pereira Alfredo, enquadrou-se nas festividades do 85º aniversário da cidade do Cuito, assinalado no dia 31 de Agosto. O governador do Bié considerou, na oportunidade, que os projectos em curso do combate à fome e pobreza visam impulsionar a sustentabilidade social e económica das famílias.

Pereira Alfredo explicou que a aplicação dos projectos, a cargo do Instituto de Reinserção Social dos Ex-Militares (IRSEM) vai, de forma progressiva, reduzir a dependência extrema a que está submetida aquela franja da sociedade.

O chefe do departamento de projectos do IRSEM, Constantino José, disse que a instituição tem como meta reintegrar, no mercado de trabalho, 5.225 ex-militares nos próximos anos.

O responsável esclareceu que a direcção do IRSEM controla mais de 18 mil ex-militares e alargou a implementação de projectos sociais. Referiu-se, igualmente, às acções decorrentes do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

A realização de projectos nos domínios da Agricultura, Comércio, serralharia e alfaiataria, que estão a elevar os índices motivacionais dos ex-militares foram, também, realçados pelo chefe do departamento de projectos do IRSEM.

Isaac Silas, ex-militar contemplado com um kit de serralharia, disse que a oportunidade serve para a projecção dos seus negócios e aliviar as carências que estava a viver.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!