Autoridades pedem mais 30 dias para investigar interferência de Bolsonaro na polícia - Plataforma Media

Autoridades pedem mais 30 dias para investigar interferência de Bolsonaro na polícia

A Polícia Federal brasileira pediu nesta na quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma nova prorrogação, por mais 30 dias, das investigações sobre a alegada interferência do Presidente, Jair Bolsonaro, no órgão policial.

A prorrogação deve ser decidida pelo relator do caso no STF, o juiz Celso de Mello, que se encontra de licença por motivos de saúde. O fim da licença está previsto para 11 de setembro.

O depoimento de Jair Bolsonaro no inquérito é uma das diligências pendentes, e que já foi solicitada pela Polícia Federal.

Em causa está um inquérito aberto em abril pelo STF, a pedido do procurador-geral da República brasileiro, Augusto Aras, após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro ter acusado Bolsonaro de “interferência política na Polícia Federal”, na sequência da demissão do ex-chefe daquela instituição Maurício Valeixo.

Na ocasião, Moro afirmou que Bolsonaro exonerou a liderança da Polícia Federal porque pretendia ter acesso a investigações judiciais, algumas das quais a envolver os filhos ou aliados.

“O Presidente disse-me, mais de uma vez, expressamente, que queria ter uma pessoa do contacto pessoal dele [para quem] ele pudesse ligar, [de quem] ele pudesse colher informações, [com quem] ele pudesse colher relatórios de inteligência. Seja o diretor [da Polícia Federal], seja um superintendente”, declarou Moro, quando pediu a demissão no final de abril.

No início de maio, o procurador-geral do Brasil pediu a audição de ministros, de uma deputada, e de delegados, assim como o registo de reuniões de Governo, para apurar as acusações de Moro.

Agora, a Polícia Federal considera necessário ouvir também Jair Bolsonaro, principal visado no inquérito.

A Polícia Federal é um órgão autónomo, subordinado ao Ministério da Justiça, embora o diretor seja nomeado pelo Presidente da República.

Este artigo está disponível em: English

Related posts
BrasilPolítica

Bolsonaro publica vídeo com ataques a Lula antes da campanha

BrasilPolítica

Bolsonaro apresenta melhoras clínicas. Médico decidirá sobre cirurgia

BrasilSociedade

Bolsonaro divulga vídeo onde homem descreve vacinas como "porcaria"

BrasilLifestyle

Bolsonaro festeja eleição como "personalidade do ano" pela Time

Assine nossa Newsletter