Bolsonaro anuncia programa para levar internet ao coração da Amazónia - Plataforma Media

Bolsonaro anuncia programa para levar internet ao coração da Amazónia

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou na terça-feira um programa de infraestrutura que ampliará a rede de internet no norte do país e que beneficiará nove milhões de pessoas que vivem na vasta região da Amazónia

O programa será apoiado por investimentos de cerca de mil milhões de reais (155 milhões de euros, no câmbio atual) e permitirá a instalação de redes de fibra ótica submarinas, que percorrerão os rios amazónicos ao longo de 10 mil quilómetros.

“Às vezes não damos a devida importância ao que temos”, disse Bolsonaro, referindo-se ao facto de que nas regiões mais ricas do país a internet já é uma realidade “há muitos anos”, mas continua ausente nas áreas mais pobres, como a própria Amazónia.

Segundo o chefe de Estado, que defende a exploração das riquezas amazónicas, é necessário integrar aquela que é a maior floresta tropical do mundo com o resto do país, para tornar realidade um dos lemas do Brasil: “A Amazónia é nossa”.

Bolsonaro frisou que o programa será realizado com “recursos próprios”, apesar das dificuldades económicas que o Brasil atravessa.

“Se um dia precisarmos de recursos de outros países, podemos até aceitá-los, mas será de países que tenham os mesmos ideais de liberdade e democracia”, disse o Presidente, que acumula várias polémicas com Governos estrangeiros devido às suas políticas ambientais, consideradas agressivas.

O ministro das Comunicações do Brasil, Fábio Faria, concedeu alguns detalhes sobre o programa, garantindo que “resolverá o problema de cerca de 25% dos 40 milhões de brasileiros que não têm acesso à internet”.

Segundo o ministro, entre eles estão “as crianças que hoje, devido à pandemia (do novo coronavírus), não podem estudar e as pessoas que não conseguem falar com os familiares” devido às restrições impostas pela crise de saúde provocada pela covid-19.

Com um olhar no futuro, o governante afirmou que juntamente com as redes de internet chegará também a televisão digital, que até agora é “exclusiva” das regiões mais desenvolvidas do país.

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, também participou no evento de apresentação do programa, tendo destacado que a iniciativa irá “facilitar o acesso à Justiça”, que em quase todo o país opera com sistemas digitais.

Related posts
BrasilPolítica

Bolsonaro publica vídeo com ataques a Lula antes da campanha

BrasilPolítica

Bolsonaro apresenta melhoras clínicas. Médico decidirá sobre cirurgia

BrasilSociedade

Brasil suspende licença para exploração de ouro em áreas preservadas da Amazónia

BrasilSociedade

Bolsonaro divulga vídeo onde homem descreve vacinas como "porcaria"

Assine nossa Newsletter