Huawei e 5G nos negócios estrangeiros

por Filipa Rodrigues
CLbrief

A Huawei vai dar formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) de última geração, incluindo 5G, a funcionários do Ministério das Relações Exteriores de Angola (MIREX), ao abrigo de um acordo bilateral celebrado entre as duas entidades.

O Memorando de Entendimento entre a Huawei e o MIREX foi assinado a 21 de Agosto, em Luanda, proporcionando 500 horas de formação em TIC a 50 funcionários do ministério, focadas “nas últimas tecnologias”, de acordo com um comunicado do ministério.

“As ações de formação incluem, designadamente, o progresso da indústria e tecnologia 5G, redes de comunicação de dados, computação em nuvem e inteligência artificial”, acrescenta o documento.

O pessoal do Governo angolano ligado às TIC também receberá 3.000 horas de formação de certificação da Huawei e participará nos exames de certificação da marca chinesa.

“As ações de capacitação visam fornecer as melhores práticas, melhorar a eficiência e a experiência do ministério e contribuir para a melhoria da infraestrutura digital, com base no sistema de videoconferência IdeaHub e Wi-Fi6”, entre outras, esclarece o MIREX.

O acordo foi assinado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros angolana, Esmeralda Mendonça, e pelo director-geral da Huawei, Chu Xiaoxin.

Segundo o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, o entendimento agora firmado “será uma mais-valia para o MIREX, sobretudo pela componente de formação de quadros, e responde à estratégia do ministério de aumentar o nível profissional dos quadros, para responder aos desafios atuais, tanto ao nível das relações bilaterais como ao nível multilateral”.

“O momento atual do mundo, decorrente da pandemia da COVID-19, exigiu de todos a urgência de redesenhar novas formas de comunicação e interação e as TIC têm desempenhado um papel preponderante, perante a distância que fomos obrigados a observar”, enfatizou Esmeralda Mendonça.

Chu Xiaoxin expressou enorme satisfação com a assinatura do memorando, classificando-o como um passo importante para estreitar as relações entre a Huawei e o MIREX.

O responsável da companhia chinesa, acompanhado pelo embaixador da República Popular da China em Angola, Gong Tao, foi também recebido em audiência pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros angolano, Téte António. 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!