Portuguesa "patrocinada" por Taylor Swift incentiva estudantes a persistir nos estudos - Plataforma Media

Portuguesa “patrocinada” por Taylor Swift incentiva estudantes a persistir nos estudos

A portuguesa Vitória Mário, cuja campanha de financiamento coletivo na Internet recebeu uma contribuição da cantora norte-americana Taylor Swift, incentivou os estudantes a não desistirem e a procurarem formas de financiamento para continuarem a educação.

“Eu acho que é necessário ter educação. Antes de criar a campanha no [site] GoFundMe tentei outras coisas: enviei emails para empresas, escrevi cartas com a minha história”, disse à agência Lusa em Londres, onde vive desde 2016 com os tios.

“O que eu diria é que é preciso fazer alguma coisa. Pedir patrocínios, fazer qualquer coisa. Se sentirem que o GoFundMe é o caminho, força, senão façam outra coisa”, insistiu.

A portuguesa natural de Coimbra criou a campanha por sugestão de uma pessoa na igreja que frequenta após perceber que não era elegível para uma bolsa de subsistência porque só reside no Reino Unido há quatro anos e as regras exigem um mínimo de seis anos.

Foi a mãe, assistente numa clínica de fisioterapia, que encorajou a mudança de Vitória para a capital britânica, onde acreditava que teria mais oportunidades para desenvolver os talentos académicos que já demonstrava em Portugal.

Custou a Vitória habituar-se a usar uniforme na escola e a viajar de autocarro, à comida diferente e a estar longe da mãe e dos dois irmãos, mas um ano depois, graças aos filmes que via na televisão com legendas, já dominava a língua inglesa e sentiu-se mais confiante.

“No ensino, matemática foi a disciplina à qual me adaptei mais depressa porque são números e é igual a Portugal. Sempre quis ir para a universidade e no princípio queria estudar economia. Mas quando cheguei aqui estudei economia na escola, não gostei”.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
Lifestyle

‘Taylor Swift’: invertebrado recebe nome de cantora

LifestylePortugal

Taylor Swift ajuda estudante portuguesa a cumprir um sonho

Assine nossa Newsletter