Dissidente chinês Chen Guangcheng pede votos para reeleição de Donald Trump

por Guilherme Rego

Ativista é uma figura polémica entre os dissidentes chineses no exterior, uma vez que defende pontos de vista conservadores

O dissidente chinês Chen Guangcheng discursou na Convenção Nacional Republicana na noite de quarta-feira para endossar o presidente dos EUA, Donald Trump, para a reeleição e exortar outros países a juntarem-se ao que ele chamou de luta do líder em exercício pelo “futuro do mundo”, parando a “agressão do Partido Comunista Chinês”.

“Os EUA devem usar os seus valores de liberdade, democracia e estado de direito para criar uma aliança de outras democracias no sentido de impedir a agressão do PCC”, disse Chen, um ativista que fugiu da China em 2012. “O presidente Trump liderou isso, e precisamos que os outros países se juntem a ele nesta luta, uma luta pelo futuro do nosso mundo.”

A falar na terceira noite da convenção online de quatro dias, Chen descreveu como foi “processado, espancado, enviado para a prisão e colocado em prisão domiciliar” pelas autoridades na China por se manifestar contra a política do filho único do país e àquilo que considera serem outras “injustiças”.

Trump, que muitos defensores dos direitos humanos dizem ter deixado de lado as preocupações com as violações dos direitos humanos nas suas negociações com Pequim, “mostrou a coragem de travar” uma luta pela justiça com a China, afirmou Chen.

Logo depois que Chen falou, Trump partilhou no seu Twitter um vídeo do seu breve discurso.

Chen, que fez campanha pelos direitos dos trabalhadores e agricultores na China, deixou o país com a ajuda de diplomatas americanos em 2012, após escapar da prisão domiciliar e se refugiar na embaixada dos Estados Unidos.

Na altura, a comunicação social estatal chinesa lançou um ataque mordaz contra o então embaixador americano Gary Locke por causa do caso, chamando-o de “cão-guia” por ajudar Chen, que é deficiente visual. Pequim disse que as ações dos EUA violaram a lei chinesa e constituíram interferência nos assuntos da China.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!