ONG pede resposta rápida do Governo em Cabo Delgado

por Guilherme Rego

Caso contrário, “claramente, vão se instalar ali zonas desgovernadas”, atira Adriano Nuvunga

O Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD), em Moçambique, alerta para o risco de se criar uma situação de ingovernabilidade na província de Cabo Delgado, devido às ações dos insurgentes armados.

“Toda a zona norte de Cabo Delgado é uma zona de guerra, e uma região em guerra é ingovernável. É o que se está a passar, neste momento, particularmente à volta de Mocímboa da Praia, que fica dias sem Governo. Claramente, vão se instalar ali zonas desgovernadas”, afirmou o diretor do CDD, Adriano Nuvunga, citado pelo portal Voa Português

No entender do académico, a solução passa por o Estado moçambicano mostrar “capacidade militar para repelir os insurgentes, dado que eles ainda não apresentaram a sua liderança para se estabelcer um diálogo”.

Adriano Nuvunga diz ainda que o Governo falha quando não pede ajuda internacional. “O facto de o Estado moçambicano estar a usar apenas mercenários, é demonstração de falta de capacidade”, refere, acrescentando que “a utilização de mercenários cria problemas no médio prazo” uma vez que, entre muitas coisas, “custam muito dinheiro ao Estado”.

“A opção do Estado moçambicano de não usar a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral-SADC, e a União Africana, para utilizar mercários é completamente errada”, concluiu o responsável da ONG.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!