Especialista britânico contradiz OMS e diz que a Covid-19 “ficará connosco para sempre”

por Rute Coelho

Um especialista britânico diz que covid-19 não será como a varíola, que foi erradicada, mas mais como a gripe, que requer vacinação constante

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acredita que a pandemia de coronavírus vai desaparecer no espaço de dois anos, mas um especialista britânico não está assim tão confiante. Mark Walport, membro do grupo de aconselhamento científico para as emergências do governo britânico, disse à BBC acreditar que o vírus “ficará connosco para sempre”.

Na prática, isso significa que o covid-19 não pode ser erradicado como a varíola foi, com o último caso a ser detetado na década de 1970, mas funcionará como a gripe, que requer vacinação regular.

“Este é um vírus que ficará connosco para sempre de uma forma ou de outra e quase de certeza vai requerer a repetição da vacinação”, afirmou Walport. “Um pouco como a gripe, as pessoas vão precisar de nova vacinação em intervalos regulares”, acrescentou.

Questionado sobre a previsão do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que usou o exemplo da Gripe Espanhola de 1918 para estabelecer o prazo de dois anos e defendeu que o avanço da tecnologia pode permitir até que aconteça mais cedo, Walport lembra que o mundo não é igual.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!