Europa está preparada e escolas devem reabrir, segundo a OMS

por Filipe Sousa
Rita Neves Costa

O diretor regional da Organização Mundial da Saúde para a Europa defendeu que as escolas devem reabrir, mesmo em tempo de pandemia. Caso o nível de transmissão seja elevado numa comunidade, os estabelecimentos devem permanecer temporariamente encerrados. Hans Kluge considera que a Europa está mais bem preparada para enfrentar a doença.

Com a reabertura prevista de escolas em vários países, a partir de setembro, Hans Kluge explicou que a pandemia da covid-19 criou a “maior interrupção nos sistemas educacionais da História” e afetou quase 1,6 mil milhões de alunos em mais de 190 países. Contudo, mesmo com o registo de 3,9 milhões de casos do novo coronavírus na Europa, o diretor regional da OMS não se resignou às preocupações, que muitos têm proclamado acerca do regresso dos alunos às salas de aulas. Kluge preferiu focar-se antes nas ações preventivas previstas para a retoma do ensino presencial.

Entre as medidas preveem-se o distanciamento social e ações de higiene “intensificadas”. Além disso, os estabelecimentos devem funcionar de acordo com as circunstâncias: “abrir escolas em locais onde vírus está baixo [nível de transmissão]; ajustar os horários escolares e limitar o número de alunos em locais onde os casos estão mais disseminados; manter as escolas temporariamente fechadas em locais onde a transmissão comunitária é alta”, esclarece o diretor regional da Organização Mundial da Saúde.

Ainda antes do regresso do ano letivo, inédito porque será em tempo de pandemia, Hans Kluge vai ter um encontro virtual com responsáveis de 53 países a 31 de agosto. “Vão ser discutidas ações concretas para assegurar que as crianças recebem educação apropriada em locais seguros”, disse numa conferência de imprensa virtual, gravada a partir de Copenhaga, na Dinamarca.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!