Tijolos podem vir a ser transformados em baterias no futuro

por Marco Carvalho
R.N.G

Um estudo publicado na revista científica “Nature Communications” revela que os tijolos, alicerces na construção de quase todas as casas, podem armazenar energia suficiente para acender luzes LED. Caso a pesquisa dos cientistas evolua, os tijolos poderão tornar-se uma energia verde e sustentável.

Os resultados publicados esta terça-feira por um grupo de cientistas na “Nature Communications” vêm dar um valor acrescentado a casas de todo o mundo. Os tijolos tradicionais podem ser transformados em objetos de armazenamento de energia. Para já, conseguiram “alimentar” luzes LED, mas caso a pesquisa evolua e se torne acessível globalmente, as paredes das nossas casas podem carregar, por exemplo, um computador portátil. Parece estranho, mas a ciência explica.

Os blocos de construção já conseguem, por si só, armazenar algum calor. Contudo, os cientistas tentaram ir mais longe: introduzir uma série de gases nos poros dos tijolos. Através desta experiência foi possível criar uma nanofibra plástica, que facilita a eletricidade. O tradicional tijolo laranja ficou azul durante este processo.

Leia mais em Jornal de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!