PCP divulga regras do Avante mas não revela lotação máxima

por Filipe Sousa
Hermana Cruz

O PCP quer tornar obrigatório o uso de máscara no acesso a espaços e a todos os serviços de atendimento da Festa do Avante e prepara todos os eventos para ocorrerem ao ar livre. O partido propõe-se a limitar a lotação do acampamento mas não diz, no máximo, quantas pessoas podem acampar ou entrar no recinto da festa.

O PCP usou o seu jornal oficial, o Avante!, para revelar as regras sanitárias que tem preparadas para a festa da Quinta da Atalaia. Entre várias medidas, como o uso de máscara e a distribuição de álcool gel, consta a limitação da lotação do acampamento. O partido não especifica, porém, qual será esse limite e ignora a questão da lotação do espaço da festa, que vai decorrer no fim de semana de 4 a 6 de setembro.

“As portas da 44.ª edição da Festa do Avante! abrirão mais cedo. De forma a evitar aglomerações junto das entradas, a porta da Quinta da Princesa e a porta da Quinta do Cabo abrirão ao público na sexta-feira, pelas 16h”, revela o PCP, no seu jornal oficial.

Entre as regras sanitárias, que o partido tem recusado antecipar à Comunicação Social, incluem-se a realização ao ar livre de eventos que habitualmente decorriam em tendas, como a Festa do Livro.

“A Festa contará com três palcos centrais. O Palco 25 de Abril cresceu 6000 m2, o Auditório 1.º de Maio deixou de ter cobertura passando a ter 5000 m2 ao ar livre. O terceiro palco será o Palco Paz que aglutinará a programação de outros palcos”, antecipa ainda o partido liderado por Jerónimo de Sousa.

Os comunistas acrescentam ainda que “o Avanteatro, que terá enfoque na programação de rua, e o Cineavante, que estará na zona do lago, funcionarão ao ar livre e com área de plateia consideravelmente maior”. “Todos os espaços terão delimitação de áreas, marcação de corredores e circuitos”, assegura-se.

O PCP também propõe-se a reduzir os espaços de restauração e de esplanadas, garantindo que será evitado “o retorno de utensílios para dentro dos espaços de serviço e de confeção”.

Leia mais em Jornal de Notícias