Início » Coronel português da GNR condecorado em São Tomé

Coronel português da GNR condecorado em São Tomé

O coronel da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Portugal Pedro Lima foi hoje condecorado com a Medalha de Ouro pelo Governo de São Tomé e Príncipe, em cerimónia presidida pelo ministro da Defesa e Ordem Interna, Óscar Sousa.

A condecoração visa reconhecer o trabalho realizado pelo coronel português junto das forças de defesa e segurança do país.

“Nós gostaríamos de reconhecer aquilo que foi o esforço que fez no sentido de poder equipar, em certa medida, a Polícia Nacional e esse gesto para nós foi extremamente interessante”, destacou Óscar Sousa em São Tomé, agradecendo, “em nome do Governo tudo aquilo fez” pela Polícia Nacional.

Durante a cerimónia, Óscar Sousa lembrou ainda que São Tomé e Portugal vivem a pandemia da covid-19, mas “isso não vai ser obstáculo naquilo que seja o aprofundamento” das relações entre os dois Estados.

“Através dos meios que existem, podemos manter viva essa chama, de forma a estreitarmos melhor e mais essas relações”, referiu o ministro da Defesa e Ordem Interna são-tomense.

O coronel Pedro Lima considerou a condecoração “como o reconhecimento ao trabalho dos milhares de homens e mulheres que em Portugal, nas forças de segurança, contribuem para esta união entre irmãos, entre os povos de São Tomé e Príncipe e de Portugal”.

Emocionado, o militar português afirmou que em São Tomé e Príncipe se “sente em casa”.

“Eu pensei que quando eu aqui cheguei, com 50 anos de idade, estava um homem feito, estava um homem realizado. Para grande surpresa minha, descobri que aos 50 anos ainda conseguia crescer mais como homem, como ser humano”, sublinhou Pedro Lima, considerando ser isso “uma dívida eterna” que tem com o país.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!