Leonor: uma herdeira entre os escândalos do avô e os ataques ao pai - Plataforma Media

Leonor: uma herdeira entre os escândalos do avô e os ataques ao pai

Princesa herdeira Leonor só porque não tem um irmão, uma vez que Espanha ainda não mudou a lei da sucessão para acabar com a primazia dada ao sexo masculino, Leonor fará 15 anos a 31 de outubro

O então príncipe Felipe tinha 13 anos quando viveu ao lado do pai aquele que foi o momento que marcou o reinado de Juan Carlos: a tentativa de golpe de Estado de 23 de fevereiro de 1981. O rei queria que o filho estivesse no seu gabinete quando enfrentava a crise e gravava a mensagem televisiva para os espanhóis, na qual desautorizou os militares golpistas. “Vais perceber quando fores grande. Vê o que é preciso fazer quando fores rei”, terá dito o monarca ao filho.

A atual princesa herdeira, Leonor, que fará 15 anos em outubro, era mais jovem quando começaram a destapar-se os escândalos em torno do avô. E assistiu à forma como toda a popularidade e carinho que os espanhóis tiveram por Juan Carlos (sempre se disse que eram mais juancarlistas do que monárquicos) se desmoronou, até este optar por abdicar do trono, em junho de 2014, e agora deixar Espanha.

Leia mais em Diário de Notícias

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Orcas “atacam” barcos em Portugal e Espanha

CulturaPolítica

Arturo Pérez-Reverte: "É uma anomalia que Portugal e Espanha não sejam um mesmo Estado"

MundoSociedade

Empregada mandou cremar corpo da patroa que morreu de covid e ocupou a casa onde trabalhava

DesportoMundo

Há uma imagem do jogo Alemanha-Espanha na Liga das Nações que se tornou viral

Assine nossa Newsletter