Colaboração

por Guilherme Rego
Johnson Chao*

Um cargueiro japonês retido na costa da Maurícia, com fugas de combustível, causou um desastre ecológico. O incidente voltou a destacar a destruição do ambiente e da biodiversidade por parte dos seres humanos. Uma decisão errada pode causar desastres.

Após o incidente, a Maurícia, outrora uma colónia francesa, procurou ajuda da França. O primeiro-ministro das Maurícias escreveu em francês na rede social Twitter: “A fuga de navios de carga representa uma ameaça para as Ilhas Maurícias, mas o nosso país não tem a competência necessária para lidar com isso, portanto, peço a Macron e à França que nos ajudem”. No que diz respeito a desastres ecológicos, nenhum lugar pode escapar das consequências. A cooperação internacional, e o trabalho árduo para lidar com as catástrofes, são a base da civilização humana.

A França assistiu recentemente a incidentes internacionais. O Líbano já foi governado pela França. Após a grande explosão no porto de Beirute, o presidente francês foi lá o mais rápido possível e forneceu material para resgatar os feridos. Isso prova mais uma vez que, perante as catástrofes, os seres humanos podem cooperar uns com os outros para alcançar o maior efeito.

A cooperação é melhor do que o confronto. Conflitos entre tribos, raças e nações ocorrem de vez em quando. Como é que este mundo deve ser governado por humanos? Isto requer sabedoria, e é melhor trabalhar de mãos dadas.

*Editor do Chinês na Plataforma

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!