Tóquio 1964, os Jogos que fizeram da cidade uma montra do futuro - Plataforma Media

Tóquio 1964, os Jogos que fizeram da cidade uma montra do futuro

No fim de julho, os Jogos Olímpicos de Tóquio estariam a chegar à metade. Velocistas, saltadores, lançadores, halterofilistas e, pela primeira vez, skatistas, estariam reunidos na mais populosa cidade do planeta. Que o fã-clube de Simone Biles me perdoe, mas a modalidade que mais me entusiasmava é o andebol.

Não pelo desporto, mas pelo ginásio. As partidas de andebol seriam disputadas no Ginásio Nacional de Yoyogi, um marco da arquitetura moderna japonesa, projetado por Kenzo Tange. O traço que define o ginásio é sua cobertura, imensa e inclinada, formada por duas catenárias —ambos de aço estendidos entre pilares de concreto, como uma ponte pênsil— e hastes perpendiculares que se curvam desse eixo em direção ao solo.

Anos atrás, pedalando no parque Yoyogi, lembro-me de ter feito uma pausa diante dos painéis soldados que formam a cobertura da ginásio, admirando as marquises de aço. O ginásio provavelmente seria a mais glamorosa das estruturas em uso na Olimpíada deste ano, anda que tenha sido construído mais de meio século atrás.

Leia mais em Folha de São Paulo

Related posts
AngolaEconomia

Memorandos consolidam presença japonesa em Angola

DesportoMundo

Jogos Olímpicos de Tóquio não serão espaço livre para doping, diz presidente da Wada

LifestyleMundo

Mergulhadora vestida de Pai Natal leva clima festivo ao aquário de Tóquio

EconomiaMundo

Japão quer transformar Tóquio num centro financeiro internacional

Assine nossa Newsletter