Governo de Macau vai instalar mais 980 câmaras até 2028

por Marco Carvalho
Sónia Nunes

Depois de esta semana ter ficado decidida a instalação de mais 800 câmaras em espaços públicos, o Governo avança para a próxima fase do programa “Olhos no Céu”, que prevê um total de 4.200 câmaras até 2028. No próximo ano, vai ser definido o plano referente à 5ª e 6ª fases do sistema de videovigilância, adiantou hoje o comandante-geral dos Serviços de Polícias Unitários, Leong Man Chong.


Entre 2022 e 2023, vão ser instaladas mais 300 câmaras, previstas na 5ª fase. Algumas, indica Leong Man Chong, vão ser colocadas em postes onde há já equipamentos de vigilância, mas mantém-se a intenção de alargar o sistema às novas áreas urbanas, como a zona A dos novos aterros. A 6ª fase do programa “Olhos no Céu” prevê ainda a instalação de 680 câmaras, entre 2023 e 2028.

De acordo com os Serviços de Polícia Unitários, foram investigados mais de 5000 mil casos com o apoio da videovigilância. O secretário para a Segurança diz que, nalguns processos, as câmaras foram cruciais: “Conseguimos identificar o percurso do suspeito e conseguimos resolver os casos, relacionados, sobretudo, com os crimes de roubo e burla”.

Leia mais em TDM

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!