Início » Sardinhas, atum ou feijão. Quanto tempo dura a comida em conserva?

Sardinhas, atum ou feijão. Quanto tempo dura a comida em conserva?

Ana Pago

São fundamentais em situações de emergência, incluindo esta que o coronavírus nos faz atravessar agora. Mas quanto tempo duram algumas das conservas que temos na despensa? Isto, claro, sem perderem nenhuma da qualidade esperada ou as características mencionadas nos rótulos?

Uma lata de atum

Há em óleo, azeite, tomate, ao natural, para todos os gostos. Atum em óleo chega a ter o dobro de ómega (1 g em vez de 0,5 no fresco), mas deve ser sempre bem escorrido. Atum em água contém menos gordura. Quanto à validade, é de três anos para atum ao natural e de cinco anos se conservado em óleo vegetal. Depois de aberto, o atum em óleo vegetal deve ser consumido em até um dia (guardado fora da lata) e o atum ao natural no próprio dia.

Uma lata de sardinhas

Como mantêm a espinha e algumas vísceras, fornecem mais ómega 3 do que as frescas e até mais cálcio do que um copo de leite, mas perdem vitaminas C e B1. Em óleo vegetal, dura cinco anos fechada na lata e pode ser consumida até um dia após a abertura, ou até dois dias se for ao natural, ou num máximo de três dias se tiver molho de tomate. Nos dois últimos casos, o prazo de validade é de três e quatro anos, respetivamente.

Uma lata de feijões

Podem durar até cinco anos fechados na lata de origem, mas uma vez aberta há que escorrer completamente o líquido, lavar os feijões em água corrente, consumir sem necessidade de cozinhar (ou sequer de aquecer) e conservar os restantes no frigorífico, de preferência num frasco de vidro com tampa. Comer estas sobras nos três dias seguintes.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!