Início Plataforma Sabores Legumes frescos que dão cor ao hambúrguer

Legumes frescos que dão cor ao hambúrguer

DN Life

Na confeção artesanal de comida rápida, há receitas apetitosas para inspirar os pequenos chefs a participar no Brincar na Cozinha com Teka.

O hambúrguer da avó Ana, recheado com carne e ovo, preenche as memórias de infância de Bruno Oliveira. Caseiro e rápido de confecionar, servia de alimento na hora de “despachar os netos” para a escola. À mesa, sentavam-se seis primos. Bruno e Ricardo Azeredo, dois dos netos, partilharam os sabores na Hamburgueria d’Avó Ana. À porta do n.º 38, na Praça 5 de Outubro, na Maia, chega pão e carne fresca todos os dias. Da grelha ao cliente contabiliza-se meia dúzia de minutos. No prato infantil não falta cor: há carne, cenoura, alface, tomate, ovo cozido e queijo flamengo.

De norte a sul do país há hambúrgueres artesanais que adicionam saúde às refeições. Nas cozinhas dos chefs trabalham-se os ingredientes: uma bola de carne moída é moldada à mão para dar forma ao hambúrguer. Afinal, comer num restaurante de fast food pode não ser o oposto de bons hábitos alimentares. A frescura dos produtos é o segredo para a alimentação saudável. No manual de instruções para contrariar os excessos, constam molhos caseiros e batatas fritas em azeite. Entre as fatias do pão, acomodam-se ainda os legumes.

Inventar com frango

“É possível comer quase tudo”, realça Paulo Queirós, chef e proprietário da Hamburgueria Maneirista. No espaço em Coimbra, os congelados e enlatados são barrados à entrada. E a flor de sal substitui o sal grosso. Além de carne de vaca e de frango, há hambúrgueres de salmão picado à mão. Para inspirar os concorrentes do Brincar na Cozinha com Teka, Paulo Queirós inventou uma iguaria de frango, com tomate, ovo cozido, queijo cheddar e espinafres. Aliás, Paulo Queirós não era consumidor assíduo de hambúrgueres antes de abrir o próprio negócio. “Não gostava da carne triturada, sem sabor”, confidencia o chef.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!