Início Editorial Planeamento de Carreira

Planeamento de Carreira

Johnson Chao*

Um inquérito realizado recentemente em Macau revela que apenas 15% dos alunos do ensino secundário de Macau têm um plano de carreira claro.

Os valores da nova geração de Macau desempenharão um papel importante no desenvolvimento do futuro de Macau, nas próximas décadas. Para citar as palavras do Presidente Mao Tse Tung à juventude: “O mundo é teu, assim como o nosso, mas em última análise, é teu. A esperança depende de cada um. No entanto, é preocupante que os estudantes de Macau olhem para o seu próprio planeamento de carreira, ou a sua visibilidade para o desenvolvimento futuro.

Os jovens, assim como os alunos do ensino secundário, nunca podem ser como a canção de Taylor Swift: “Tenho apenas 17 anos, não sei de nada.” Embora o ambiente de Macau não se compare com o de outras cidades do mundo. O domínio da indústria do jogo levou a um desenvolvimento anormal da sociedade. Os jovens são limitados pelo ambiente limitado e não têm uma percepção aberta do futuro.

Ainda me lembro que quando andava no ensino secundário, a educação em língua portuguesa e o papel da plataforma Sino-Luso em Macau ainda não eram promovidos. Um colega perguntou uma vez ao professor sobre as suas opiniões em ir para Portugal estudar e teve uma resposta negativa: “É inútil estudar lá”. Tais opiniões prejudicam o desenvolvimento dos alunos. Hoje em dia, mesmo que seja fácil acessar a diferentes tipos de informação, os alunos tendem a procurar conselhos dos professores, e as suas palavras são comsideradas muito importantes.

O planeamento de carreiras é sempre difícil de fazer. Quando as pessoas crescem, os valores em que se acredita também podem mudar. Ainda se lembra dos seus sonhos no ensino secundário?

*Editor chinês do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!