Já não se ouvem disparos há mais de uma década em Hoh Xil

por Filipa Rodrigues
Xue Yubin e Wang Jinjin

A campanha anti caça lançada pelo Governo chinês no planalto Quinghai-Tibete tem conseguido proteger o ecossistema local. Em Hoh Xil, património mundial da humanidade e um local sem “interferência humana”, há mais de 11 anos que não se ouve um tiro. Antílopes e outras vidas selvagens tibetanas voltaram a viver em paz e segurança, contribuindo para a paisagem da região. 

Após 11 crias de antílopes-tibetanos terem sido transportadas para a Estação de Proteção Suonan Dajie da Reserva Natural Nacional Kekexili, Caiwen Duojie, funcionário de patrulha, pode finalmente descansar. “Este ano durante a época de nascimento dos antílopes fizemos uma patrulha pelas montanhas perto do Lago Zhuonai para salvar crias recém-nascidas.”

Hoh Xil é um habitat importante para os antílopes-tibetanos, animais abrangidos pelo programa nacional de proteção de espécies. Durante a década de 80, motivados pelo dinheiro fácil, muitos indivíduos dedicavam-se à caça ilegal na região de Hoh Xil, sendo responsáveis diretos por uma descida drástica na população local de antílopes-tibetanos. O número de exemplares da espécie passou de 200 mil para apenas as 20 mil. Depois da entrada em vigor do plano de proteção e proibição de caça, a população de antílopes-tibetanos na região já recuperou para números próximos dos 70 mil. 

“Desde 2009 que não existe qualquer atividade de caça na área de 45 mil quilómetros quadrados” [equivalente a um país como a Estónia ou ligeiramente acima da área do estado brasileiro do Rio de Janeiro] disse Bu Zhou, diretor do Parque Sanjiangyuan.

O também responsável do Partido Comunista chinês para o Gabinete de Hoh Xil esclareceu que os guardas do parque organizam e realizam patrulhas na região pelo menos 12 vezes por ano.

Em 1996, a província de Qinghai criou a Reserva Natural de Hoh Xil, e em 1997 o Conselho de Estado declarou-a Reserva Nacional. Finalmente, em 2017, foi considerada património mundial da humanidade. 

Atualmente, Hoh Xil é um local de renome a nível mundial e atrai turistas de todo o mundo para desfrutarem de paisagens de rara natureza. 

“A beleza de Hoh Xil é incomparável, mas o que a torna ainda mais magnífica é a vida selvagem que nela habita, especialmente quando vemos os antílopes-tibetanos a correr em total liberdade pela natureza”, comenta Susan, turista de Los Angeles.

A Estação de Proteção Suonan Dajie é responsável por várias patrulhas de vigilância ao longo da autoestrada Qinghai-Tibete, uma importante janela de contacto com turistas e voluntários na região. 

“Hoh Xil é um dos lugares no mundo que melhor protege o ecossistema natural. É um paraíso para a vida selvagem”, assegurou Cairen Duojie, membro da equipa de patrulha da Estação de Proteção Suonan Dajie, apontando para um mapa na sala de exposições da estação. 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!