Baleia encalha na costa de Benguela - Plataforma Media

Baleia encalha na costa de Benguela

Uma baleia adulta, de 17 metros de cumprimento e um de largura, encalhou, já morta, na costa de Benguela, na conhecida zona balnear do “Pequeno Brasil”. O ambientalista João Buaio defende a remoção urgente do mamífero.

Os pescadores que exercem a sua actividade nesta zona afirmam que viram o animal pela primeira vez há pelo menos uma semana, e manifestam-se preocupados com a sua presença. 

No entanto, segundo apurou OPAÍS, as autoridades marítimas dizem que só agora poderão fazer esforços nesse sentido, por terem sido alertadas apenas na tarde de Quarta-feira, num momento em que o mamífero se encontra em estado avançado de putrefação e a deitar um cheiro nauseabundo. 

O nosso interlocutor, que não se quis identificar, alerta que inteiro como está, dada à dimensão do animal, as autoridades vão encontrar dificuldades para o remover, pelo que sugere o esquartejamento em pedaços do “gigante do mar”. 

À volta do animal, estavam pessoas provenientes de vários bairros adjacentes, com destaque para os do Tchioxe e Matadouro, que aguardavam apenas por uma oportunidade para esquartejar o animal para consumo e para a obtenção o óleo para fins medicinais. 

Leia mais em O País

Artigos relacionados
MundoPolítica

Departamento de Defesa dos EUA não autoriza exploração de mina polémica no Alasca

BrasilSociedade

Bolsonaro quer nova estrada no coração da Amazónia

AngolaSociedade

Denúncias da existência de máfia no setor de seguros em Angola

EconomiaMundo

Reino Unido vai proibir venda de automóveis a diesel e gasolina a partir de 2030

Assine nossa Newsletter