Baleia encalha na costa de Benguela - Plataforma Media

Baleia encalha na costa de Benguela

Uma baleia adulta, de 17 metros de cumprimento e um de largura, encalhou, já morta, na costa de Benguela, na conhecida zona balnear do “Pequeno Brasil”. O ambientalista João Buaio defende a remoção urgente do mamífero.

Os pescadores que exercem a sua actividade nesta zona afirmam que viram o animal pela primeira vez há pelo menos uma semana, e manifestam-se preocupados com a sua presença. 

No entanto, segundo apurou OPAÍS, as autoridades marítimas dizem que só agora poderão fazer esforços nesse sentido, por terem sido alertadas apenas na tarde de Quarta-feira, num momento em que o mamífero se encontra em estado avançado de putrefação e a deitar um cheiro nauseabundo. 

O nosso interlocutor, que não se quis identificar, alerta que inteiro como está, dada à dimensão do animal, as autoridades vão encontrar dificuldades para o remover, pelo que sugere o esquartejamento em pedaços do “gigante do mar”. 

À volta do animal, estavam pessoas provenientes de vários bairros adjacentes, com destaque para os do Tchioxe e Matadouro, que aguardavam apenas por uma oportunidade para esquartejar o animal para consumo e para a obtenção o óleo para fins medicinais. 

Leia mais em O País

Artigos relacionados
AngolaSociedade

Desmantelada rede de caça furtiva e passadores de armas

AngolaBrasil

Brasil, Portugal e Angola entre os que mais produzem lixo eletrónico

Assine nossa Newsletter