Início Mundo Maior projeto de fusão nuclear do mundo promete energia ilimitada

Maior projeto de fusão nuclear do mundo promete energia ilimitada

João Tomé

Projeto de energia ilimitada conjunto entre seis países tem participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e custa 20 mil milhões de euros.

O nome é longo e a sua importância parece estar a condizer com o projeto. O International Thermonuclear Experimental Reactor (ou Iter) é, de acordo com o instituto português ISQ, o “maior investimento científico da actualidade”. O motivo? Este reactor de fusão nuclear inédito “imita o Sol” e, quando estiver terminado, irá permitir ter “a capacidade de produzir 500 MW, o suficiente para iluminar 325 mil habitações”.

A fase final de montagem começou esta terça-feira e deverá ficar concluída em cinco anos. O projeto conjunto entre EUA, Japão, Rússia, Coreia do Sul, China, Índia e União Europeia tem a participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e representa no total um investimento de 20 mil milhões de euros. Os especialistas acreditam que esta pode vir a tornar-se uma fonte de energia limpa e ilimitada, capaz de contribuir para combater a crise climática.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!