Maior projeto de fusão nuclear do mundo promete energia ilimitada - Plataforma Media

Maior projeto de fusão nuclear do mundo promete energia ilimitada

Projeto de energia ilimitada conjunto entre seis países tem participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e custa 20 mil milhões de euros.

O nome é longo e a sua importância parece estar a condizer com o projeto. O International Thermonuclear Experimental Reactor (ou Iter) é, de acordo com o instituto português ISQ, o “maior investimento científico da actualidade”. O motivo? Este reactor de fusão nuclear inédito “imita o Sol” e, quando estiver terminado, irá permitir ter “a capacidade de produzir 500 MW, o suficiente para iluminar 325 mil habitações”.

A fase final de montagem começou esta terça-feira e deverá ficar concluída em cinco anos. O projeto conjunto entre EUA, Japão, Rússia, Coreia do Sul, China, Índia e União Europeia tem a participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e representa no total um investimento de 20 mil milhões de euros. Os especialistas acreditam que esta pode vir a tornar-se uma fonte de energia limpa e ilimitada, capaz de contribuir para combater a crise climática.

Leia mais em Dinheiro Vivo

Artigos relacionados
MundoSociedade

Tráfico de animais ligado ao investimento chinês

Assine nossa Newsletter