Inglaterra foi o país com maior excesso de mortalidade na Europa

por Fernanda Mira

Em Portugal, o excesso de mortalidade mais elevado aconteceu no início de abril, quando subiu até 17,8%.

Inglaterra foi o país com maior excesso de mortalidade na Europa durante a pandemia da covid-19, muito acima de Portugal, e embora Espanha tenha registado um pico mais elevado, segundo uma análise publicada hoje pelo instituto de estatísticas britânico.

Segundo o estudo instituto de estatísticas britânico (ONS), que abrangeu o período entre 28 de dezembro de 2019 e 12 de junho de 2020 e analisou dados de 29 países, incluindo Portugal, Inglaterra atingiu um excesso de mortalidade de 107,6% em meados de abril, enquanto que em Espanha chegou aos 138,5% no final de março.

A análise, feita a partir de dados reunidos pelo instituto de estatísticas da UE Eurostat, concluiu que a pandemia covid-19 causou um aumento extraordinário das taxas de mortalidade no primeiro semestre de 2020 na Europa Ocidental.

Leia mais em TSF