“Não estamos numa segunda vaga”. Espanha regressa aos 900 contágios diários

por Filipa Rodrigues
Joana Rei

José Miguel Carrasco, da Sociedade Espanhola de Epidemiologia, defende que os surtos diários de Covd-19 estão a ser controlados.

Há semanas que os contágios diários por Covid-19 em Espanha não baixam dos 900. O número de infeções, que supera os 280.000 no total, disparou no mês de julho. Com ele o medo de uma segunda vaga da pandemia em pleno verão. Apesar dos dados, os especialistas asseguram que ainda é cedo para falar de uma segunda vaga, pelo menos na totalidade do país.

No entanto, “É difícil saber se estamos numa segunda vaga, sobretudo porque a evolução da pandemia varia muito de comunidade para comunidade”, explica José Miguel Carrasco, da Sociedade Espanhola de Epidemiologia. “Agora a situação está muito mais controlada do que março. Identificam-se bem os novos casos, isolam-se os contactos de tal forma que não existe transmissão comunitária excepto em algumas comunidades autónomas, como Catalunha e Aragão”.

Estas são as comunidades que mais preocupam. Ontem as autoridades catalãs notificaram 22 mortes em 24 horas e o presidente Quim Torra já avisou que a população tem 10 dias para voltar a conter o vírus, caso contrário poderá impor um novo confinamento.

Assim, “nesta altura, a Catalunha voltou à fase dois do desconfinamento. Há medidas mais concretas, de controlo da lotação dos locais, limitação dos espaços de ócio, a obrigatoriedade da máscara tanto em espaços abertos como fechados… há que esperar para ver como funcionam estas medidas intermédias antes de pensar num novo confinamento”, explica Carrasco.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!