Início Plataforma Azul Projeto Fumukaba distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award

Projeto Fumukaba distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award

O projeto Fumukaba, oriundo da Guiné-Bissau com foco no desenvolvimento sustentável e preservação do ambiente foi reconhecido pelo atual prémio ambiental com maior valor a nível mundial.


O Projeto Fumukaba – “Projeto de desenvolvimento de energias domésticas sustentáveis na cidade de Bissau” – coordenado pela UCCLA e financiado pela União Europeia e cofinanciado pela Fundação GALP, foi distinguido com o prémio nacional do Energy Globe Award.

O Energy Globe Award – Prémio Mundial para a Sustentabilidade -, tem como objetivo premiar projetos inovadores e sustentáveis, a nível global, aumentando assim a projeção e reconhecimento dos mesmos.

O Projeto Fumukaba – com um montante de 1.000.000,00 € financiados em 90% pela União Europeia e em 10% pela Fundação GALP -, iniciado em abril de 2018, visa incentivar a utilização de gás butano na confeção de alimentos em agregados familiares de bairros de Bissau.  O projeto surgiu no âmbito do Pacto dos Autarcas da África subsaariana.

Assim, mais de 25 mil agregados familiares (cerca de 50% das famílias residentes no sector de Bissau) foram beneficiados.

O projeto Fumukaba visa contribuir para:
– reduzir a devastação das florestas na Guiné-Bissau;
– estimular o uso de uma energia limpa, na preparação de alimentos, libertando tempo para as mulheres, principais responsáveis desta atividade nas comunidades;
– introduzir uma tecnologia segura e com impacto positivo na saúde pública;
– incentivar à criação de novas oportunidades comerciais e a pequenos negócios.

Folheto do projeto Fumukaba 

Informação sobre o projeto Fumukaba vencedor no Energy Globe Award

Em Portugal, foi o Hotel Neya Lisboa Hotel que ganhou com o projeto de eficiência energética que, desde 2014, tem vindo a baixar o consumo energético em 38%.

Em Cabo Verde foi um projeto de água na Ilha do Fogo, que utiliza a energia solar para acionar uma bomba de água e fornecer água a 4.000 mil utentes.

No âmbito do Energy Globe, em 2019, mais de 180 nações participaram com projetos implementados em praticamente todo o planeta. Todos os projetos que protegem o nosso ambiente podem ser submetidos e são elegíveis.

O Energy Globe Award internacional é apresentado nas categorias Vida, Terra, Fogo, Água, Ar e na categoria orientada para o futuro, Juventude. Todos os anos, existe uma categoria especial como, por exemplo, Smart Plastics (Plásticos Inteligentes).

O Energy Globe Award, Prémio Mundial para a Sustentabilidade, é organizado pela Fundação independente Energy Globe da Áustria.

O prémio Internacional nas várias categorias só será conhecido no final do ano.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!