Início » Governo de Doria muda regra e facilita reabertura de atividades em São Paulo

Governo de Doria muda regra e facilita reabertura de atividades em São Paulo

João Gabriel, Thiago Amâncio

Parte do comércio e dos serviços estão fechados em SP desde março contra a covid-19. O principal critério para abrandar ou afrouxar as restrições nas cidades é a taxa de ocupação de leitos hospitalares

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira uma mudança nas regras do Plano SP — que define os níveis de abertura das atividades no estado, restritas desde março em função da pandemia da covid-19— que, na prática, facilita a retomada econômica.

Doria chamou a mudança de “calibragem técnica” e afirmou que “o objetivo é aprimorar o plano para torná-lo mais eficiente e adequado à realidade que vivemos na pandemia.”

O principal critério para abrandar ou afrouxar as restrições nas cidades é a taxa de ocupação de leitos hospitalares. Com as novas regras, para passar à fase verde, menos restrita, será preciso ter no máximo entre 70% e 75% dos leitos ocupados (a porcentagem exata deve ser definida na terça-feira, 28), e não mais 60%, como era antes e motivo de queixas de prefeitos —que reclamavam que isso obrigava as cidades a manterem unidades ociosas.

Leia mais em Folha de S. Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!