Webinar debate novos desafios económicos de Macau - Plataforma Media

Webinar debate novos desafios económicos de Macau

Os novos desafios económicos de Macau vão estar hoje em debate num webinar promovido conjuntamente pela Fundação Rui Cunha e pelo jornal bilingue, português-chinês, PLATAFORMA.

Participam no debate o presidente do Instituto de Estudos Europeus de Macau, José Sales Marques, o diretor-executivo do Banco Nacional Ultramarino (BNU), Sam To, e o fundador e CEO da empresa eRS, Innovation&Insights, Angus Cheong, com moderação do diretor-geral do Plataforma, Paulo Rego.

Sales Marques, em declarações ao PLATAFORMA lembrou que a recente reabertura de fronteiras entre Macau e a província chinesa de Guangdong “vai contribuir, seguramente para a melhoria da situação económica” da cidade. Contudo, lembrou que será difícil que este novo movimento de fronteiras “ajude à recuperação do jogo”, o principal motor económico do território, para “números próximos dos anteriores à pandemia”.

Já Sam To assinalou ao jornal que a economia de Macau “depende muito do mercado externo”. Admite que “o crescimento do território está a ser severamente afetado pelas restrições de viagens e pelas paralisações das fronteiras aplicadas devido à covid-19”. Todavia, reconheceu que a reabertura das fronteiras, “poderá trazer algum alívio económico à cidade, e começar a fazer-se o caminho para uma recuperação gradual”.

Agnus Cheong considerou que a reabertura das fronteiras com Guangdong constitui “um dilema para muitas pessoas”. Para uns “a decisão é boa para a recuperação económica”. Para outros traz preocupações “com o perigo da possível importação de novos casos de covid-19”. Mas, advertiu, “não se pode fechar tudo e esperar que Macau possa retomar o ritmo da economia nos pequenos negócios da comunidade”.

O webinar inicia-se às 18h00, hora de Macau (GMT +8).