Morreu o realizador e voz do 25 de Abril, Luís Filipe Costa

por Fernanda Mira
Catarina Maldonado Vasconcelos e Nuno Domingues

Figura do cinema e da rádio, Luís Filipe Costa é também reconhecido pela intervenção nas ações que vieram a desencadear a Revolução dos Cravos.

orreu o antigo diretor do serviço de noticiários do Rádio Clube Português e também pai do cineasta Pedro Costa, durante esta madrugada, aos 84 anos. Luís Filipe Costa foi jornalista e realizador, bem como radialista e argumentista, tendo iniciado a carreira no extinto Rádio Clube Português e como rádio-ator da Emissora Nacional.

Foi no Rádio Clube Português que Luís Filipe Costa interveio na Revolução do 25 de Abril, ao ler comunicados do Movimento das Forças Armadas. Os ideais revolucionários levaram-no a integrar, desde muito cedo, o Grupo Surrealista de Lisboa e o movimento político MUD Juvenil.

Já na RTP, passou a exercer funções de jornalista, realizador e argumentista. Entre as suas obras, constam “Happy End” (telefilme, entre os 30 que assinou) e “Era Uma Vez Um Alferes”, adaptado a partir de “Mistérios de Lisboa”, de Camilo Castelo Branco. Séries como “Uma Cidade Como a Nossa”, “Arroz Doce”, “Polícias”, “Estúdio Um” e “Esquadra de Polícia” são também da sua autoria.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!