Covid-19: Um em cada quatro habitantes de Luanda teve exposição ao vírus

por Lucas Rohan

Um em cada quatro habitantes de Luanda já esteve exposto ao SARS-CoV-2, vírus causador da covid-19, anunciou este domingo o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

Durante o balanço epidemiológico diário, Franco Mufinda lembrou que já existe circulação comunitária do vírus na província de Luanda e destacou que os dados estatísticos resultantes de uma amostra aleatória em conglomerados de Luanda, junto de pessoas sem histórico de pertencer aos cordões sanitários, de viagens para países com circulação comunitária ou contactos com casos positivos, apontam para que uma em cada 25 pessoas tenham tido exposição ao SARS-CoV-2.

“Sendo assim, há necessidade de redobrar a vigilância”, destacou o governante, apelando à redução do tempo de exposição ao vírus que pode ser expressa pelo tempo que se permanece em aglomerações como mercados, paragens de táxis e outros sítios que congregam muitas pessoas.

“Quando permanecemos mais tempo, aumentamos a probabilidade de contaminação”, assinalou.

Franco Mufinda reforçou a necessidade de rever os comportamento de risco e evitar as aglomerações, medidas que devem ser acompanhadas do uso obrigatório da máscara e lavagem das mãos.

Angola anunciou este domingo 18 novos casos de covid-19 em Luanda, elevando o número de infeções para 705.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!