Engenheiros pretendem criar rio artificial para abastecer Luanda - Plataforma Media

Engenheiros pretendem criar rio artificial para abastecer Luanda

Dois engenheiros angolanos têm na forja o esboço de um rio artificial, cuja proposta pretende apresentar, em breve, ao Governo. As coordenadas já estão definidas. O engenheiro António Venâncio explica o percurso da água que vai trazer um rio à cidade. O mesmo terá dois caudais saídos do canal do Kikuxi. Um irá parar a Cacuaco e outro ao Benfica.

O projecto de engenharia pretende revolucionar o sistema de abastecimento de água à província de Luanda, bem como cobrir todas as etapas do saneamento básico.

Ao Jornal de Angola, António Venâncio, especialista em Engenharia Civil e mestre em Ciências Técnicas, observou, durante uma recente conversa telefónica, que o modelo em uso “não é eficiente. É caro e não é eficaz”. Por esta razão, juntou-se ao especialista em Engenharia Sanitária e Hidráulica e mestre em Ciências Técnicas, Francisco Lopes dos Santos, na busca de inovação técnica. “ Estamos a trabalhar num modelo completamente novo, diferente de todos os já experimentados até agora. Queremos salvar Luanda dos problemas de inundações, lagoas e todos os males que surgem quando chove. Também pretendemos criar um modelo para o abastecimento de água, totalmente diferente”.

Para o fornecimento de água, a dupla de engenheiros tenciona trazer à Luanda um manancial de água dos rios Kwanza e Kifangondo, através da construção de um rio artificial. “Quando tivermos o rio construído, num período de três a quatro anos, acabaremos com a carência de água”, afiança o técnico.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaPolítica

José Eduardo dos Santos regressa hoje a Luanda após dois anos de ausência

AngolaSociedade

Governo angolano alivia restrições e reabre restauração em Luanda ao fim de semana

AngolaSociedade

TAP reforça ligações a Luanda com terceiro voo a partir de sábado

AngolaPolítica

Macro-drenagem e lixo entre as prioridades da nova governadora de Luanda

Assine nossa Newsletter