Início Manchete Cooperação militar marítima com França em Cabo Delgado

Cooperação militar marítima com França em Cabo Delgado

Moçambique e França estão a discutir um acordo de cooperação militar marítima, disse à Lusa fonte diplomática do país europeu, depois de questionada sobre um eventual apoio no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.

“Nenhum apoio militar operacional foi fornecido a Cabo Delgado pelas autoridades francesas, mas um acordo de cooperação militar no campo marítimo está atualmente em discussão”, referiu.

A França fez da luta contra aquele tipo de violência “uma prioridade na sua ação internacional” e já “expressou o seu apoio às autoridades moçambicanas na luta contra o terrorismo islâmico em Cabo Delgado”, oferecendo-se para “compartilhar a sua experiência”, acrescentou.

A relação franco-moçambicana assenta na vizinhança entre os dois países no sudoeste do oceano Índico, onde França mantém territórios ultramarinos. 

As Forças Armadas Francesas da Zonal Sul do Oceano Indico (FAZSOI) têm promovido cooperação militar, “realizando treinos com as autoridades moçambicanas sobre a ação do Estado no mar, como propuseram no passado no campo da luta contra a pirataria”. 

A província nortenha de Cabo Delgado está sob ataque desde outubro de 2017 por insurgentes, classificados desde o início do ano pelas autoridades moçambicanas e internacionais como ameaça terrorista.

Em dois anos e meio de conflito em Cabo Delgado, onde avança o maior investimento privado de África para exploração de gás natural (liderado pela francesa Total), estima-se que já tenham morrido, pelo menos, 700 pessoas e que 250 mil já tenham sido afetadas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!