Início Moçambique Autoridades moçambicanas encerram segunda base da Renamo em Sofala

Autoridades moçambicanas encerram segunda base da Renamo em Sofala

Marco Carvalho

As autoridades moçambicanas procederam ao encerramento de uma segunda base da Renamo na província de Sofala. A notícia é avançada pelo portal Vaticannews, que adianta que um total de 251 antigos combatentes se submeteram desde o início do mês a um processo de desarmamento e desmobilização e regressaram em segurança às zonas de origem.

De acordo com um comunicado emitido pelo Governo moçambicano, a inspecção e o encerramento da base da Renamo na localidade de Muxúnguè foi supervisionada por membros do Grupo Técnico Conjunto para a Desmobilização, Desarmamento e Reintegração, do Grupo Técnico para Monitorização e Verificação, por membros do Secretariado do Processo de Paz, por especialistas em desarmamento e por um médico.

No local estiveram ainda representantes do Executivo provincial de Sofala e da Polícia moçambicana, que acompanharam a entrega da base e do armamento que ainda se encontrava na posse dos antigos guerrilheiros da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique.

Com o encerramento da segunda base rebelde na província de Sofala, as autoridades de Maputo conseguiram garantir a desmobilização de 10 por cento dos antigos efectivos militares da Renamo, adianta o Governo moçambicano em comunicado: “O DDR não é uma tarefa fácil e os desafios são inevitáveis, contudo, o compromisso assumido de seguir em frente prevalece e, um factor importante, o encerramento da base de Muxúnguè assinala o marco de 10% (de Dondo e Muxúngùe) do total de beneficiários que regressaram a casa (554 de 5.221)”, lê-se na nota de imprensa, citada pelo portal Vaticannews.

Para o académico e analista político Calton Cadeado, o encerramento, na terça-feira , da base da Renamo em Muxúnguè constitui “um sinal de restauração da paz efectiva em Moçambique” e um passo substancial para a reabilitação da própria Renamo,  escreve o Vaticannews.

Também o Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Manzoni, expressou satisfação pela forma serena como o processo de Desmobilização, Desarmamento e Reintegração está a avançar em Moçambique.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!