Angola recebe elogio da OPEP+ pelo cumprimento dos cortes

por Filipe Sousa
Armando Estrela

A 20ª Reunião do Comité Conjunto de Monitorização Ministerial (JMMC) do grupo de exportadores de petróleo OPEP+ realizada por vídeo-conferência na quarta-feira, encorajou Angola, Gabão, Sudão do Sul e a República do Congo pelo cumprimento do plano de cortes e compensações traçado para o equilíbrio dos preços.

Os participantes concluíram que há “sinais encorajadores de melhoria, à medida que as economias ao redor do mundo se abrem” e que “embora possa haver restrições localizadas ou parciais reimpostas em alguns lugares, os sinais de recuperação são claros, tanto no mercado físico quanto no de futuros”.

O Comité observou que, passando para a próxima fase do contrato, o adicional extra resultante da flexibilização programada do corte de produção deverá ser consumido à medida que a procura se recuperar. Também, o Comité considerou que os aspectos sazonais ficaram acentuados este ano devido à pandemia.

Para muitos participantes da OPEP+ (Organização dos Países Exportadores de Petróleo e produtores não membros liderados pela Rússia), haverá um aumento na procura por serviços públicos, bem como mudanças nos padrões de viagens, aumentando igualmente a procura doméstica por gasolina e gasóleo, algo que deve provocar um impacto nas exportações da OPEP+ bem limitado.

Compensação de défice

A reunião, liderada pelos ministros da Energia da Arábia Saudita, Abdul Aziz Bin Salman, e da Federação Russa, Alexander Novak, reafirmou o compromisso dos países participantes de alcançarem a conformidade total e reparar qualquer défice nos planos de compensação apresentados ao Comité. 

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!