Mina de cobre do Uíge inicia produção em 2023

por Filipe Sousa

O fim dos trabalhos de engenharia e entrada de exploração da Mina de cobre do Mavoio, na zona do Maquela do Zombo, província do Uíge, está previsto para 2023. Já foram investidos 60 milhões de dólares, disse o presidente do Conselho de Administração da Sociedade Mineira de Cobre de Angola (SMCA), Rui Lopes.

O CEO da SMCA avançou que, em princípio entre 2021 e 2022, serão levados a cabo os trabalhos de construção da mina, que consistirão na abertura da galeria inclinada e outras escavações. A previsão para a realização do Projecto de Engenharia (PE) é de dois anos, sendo que, para efectivação do PE, há um conjunto de estudos necessários para determinar a tecnologia e engenharia a ser aplicada. 

Com mais de 19 anos de experiência na indústria mineira, Rui Lopes asseverou que os estudos estão a ser executados com realce para os geofísicos, hidrológicos, metalúrgicos e ambiental, estando em falta o de geotecnia, que deveria ser realizado no início deste ano e que, infelizmente, teve que ser adiado devido à situação da pandemia mundial.

“Na verdade, mesmo após a entrada em funcionamento da mina, os trabalhos de engenharia, compreendido como toda uma actividade de pesquisa e prospecção, estes não terminarão tão cedo, salvo se se vier a provar que já não existem recursos”, confessou. Neste momento, a empresa dedica-se à prospecção de cobre e após a aturada campanha de prospecção e largos milhões de dólares investidos, existe na zona do Mavoio/Tetelo, o mineiro do cobre.

Instado a pronunciar sobre as razões do atraso dos trabalhos de engenharia, Rui Lopes disse que a obra de construção da mina apenas será iniciada quando existir a máxima certeza que os recursos descobertos são economicamente exploráveis.  Por isso, a empresa continua a investir e a desenvolver a actividade de prospecção para conferir um maior grau de confiabilidade aos recursos, fazendo-os migrar de inferidos para indicados e de indicados para reservas.

Leia mais em Jornal de Angola

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!