Fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro agraciado na Malásia

Fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro agraciado na Malásia

Mais um prémio para a fotografia “Hope and belief” tirada pelo fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro. Retrata Ratna Khaleesy e foi finalista do Kuala Lumpur International Photoawards, na Malásia. Um concurso exclusivamente dedicado à fotografia de retrato.

A fotografia “Hope and belief” voltou a ser novamente agraciada num concurso internacional de fotografia. Desta vez conseguiu chegar a finalista do Kuala Lumpur International Photoawards, na Malásia, um concurso exclusivamente dedicado à fotografia de retrato. A imagem de Ratna Khaleesy, captada em 2018, ficou entre os 40 finalistas num total de 1220 fotografias a concurso. “Os padrões de escolha foram extremamente elevados e a sua participação inspirou todos os membros do júri, rodada após rodada, discussão após discussão”, pode ler-se em nota escrita em inglês enviada ao autor pelo director dos prémios, Steven Lee.

“A seleção da categoria de imagens individuais passou por várias rodadas com o júri e três sessões on-line para diminuir para 40 finalistas, de um total de 1220 inscrições. Todos os retratos foram julgados anonimamente sem as informações dos fotógrafos, exceto os títulos e legendas. Os juízes concederam o primeiro lugar a um retrato de Karoline Schneider, enquanto o segundo lugar foi para uma pose de perfil discreto em estilo clássico de Umaru Joji. O terceiro prémio foi concedido a um retrato captado por Natalia Ershova, da Rússia”, revelou ainda Steven Lee.

As fotografias dos vencedores e 40 finalistas podem ser vistas neste link: https://www.klphotoawards.com/singles-finalists-2020

Está prevista de 12 de setembro a 18 de outubro uma exposição dos 40 retratos finalistas, na ILHAM Gallery, em Kuala Lumpur, sujeito a restrições por causa da pandemia de Covid-19. Os trabalhos premiados serão exibidos, em colaboração, com festivais de fotografia parceiros – no Aukland Festival of Photography, na Nova Zelândia, no International Festival of Photography in Lodz, na Polónia, no Suwon International Photo Festval, na Coreia do Sul, e no Yakushima Photography Festival, no Japão. Será ainda publicado um livro/catálogo com as melhores fotografias do concurso.

O júri desta edição foi composto pelo fotógrafo Kenny Loh, pela artista Haley Morris-Cafiero, pela editora de fotografia da Leica, Carol Körting, pela directora do Festival de Fotografia de Kuala Lumpur, Jessica Chan, e também pelo fotógrafo SC Shekar.

O Kuala Lumpur International Photoawards [KLPA] é um dos mais conceituados prémios anuais de fotografia do mundo, dedicado exclusivamente ao retrato. Com mais de dez anos de existência, procura as melhores imagens fotográficas do mundo em duas categorias – imagem única open e tema ou baseada em projecto. A KLPA é reconhecida como um prémio importante e vital no calendário fotográfico mundial, apoiando e recompensando a prática de retratos contemporâneos, especialmente na região do Sudeste Asiático. Gonçalo Lobo Pinheiro, editor do PLATAFORMA, é um fotojornalista português com 20 anos de carreira. Nascido em 1979 em Alfama, Lisboa, Portugal, está radicado em Macau desde 2010, onde tem vindo a desenvolver trabalho fotográfico documental em áreas maioritariamente de índole social, mas também de fotografia de viagem.

Artigos relacionados
CulturaMacau

Atelier de arquitetura de Macau arrecada prémios internacionais

MundoSociedade

Malásia põe em quarentena mais de 10.000 polícias

CulturaMacau

Trabalho fotográfico de Gonçalo Lobo Pinheiro integra projecto “The Other Hundred”

CulturaPortugal

Escritor João Morgado vence prémio literário com livro de contos sobre Macau

Assine nossa Newsletter