Governo português e rede Aga Khan oferecem 100.000 máscaras a Moçambique

por Rute Coelho

As 100.000 máscaras reutilizáveis são doadas pelo Governo português e rede Aga Khan às entidades necessitadas da Província de Maputo, incluindo da cidade da Matola, comunicou o Instituto Camões

No quadro desta parceria entre a Cooperação Portuguesa e a Rede de Desenvolvimento Aga Khan (AKDN), virão também a ser doados 5.000 fatos para pessoal médico e outros profissionais de saúde, para além das 100.000 máscaras cirúrgicas reutilizáveis.

A cerimónia de entrega do equipamento acontecerá amanhã, às 14.30, no Salão Nobre da unidade fabril Moztex (ex-Texlom), na província de Maputo, e conta com a presença da Secretária de Estado da Província de Maputo e Coordenadora da Resposta ao COVID-19 na província, Vitória Dias Diogo, em representação do Chefe de Estado de Moçambique, Filipe Nyusi.

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Portugal, Teresa Ribeiro, participa no evento através de videoconferência, tal como o Representante Diplomático da AKDN, Nazim Ahmad, refere o comunicado do Instituto Camões. O esforço conjunto terá o duplo benefício de disponibilizar gratuitamente máscaras reutilizáveis a diferentes camadas da sociedade, fornecendo-lhes uma maior proteção à pandemia, manter o emprego e a atividade pública, adianta o comunicado.

Este apoio integra-se no Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia Covid-19 entre Portugal, os PALOP e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões I.P., apresentado publicamente no passado dia 19 de junho.

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!