Desaparece auditoria que apontava falhas à GNR e PSP

por Guilherme Rego
Valentina Marcelino

Há mais de um ano que a Inspeção das Polícias entregou a Eduardo Cabrita o relatório de uma auditoria que detetou falhas na ação e organização da GNR e da PSP. O ministro vem agora dizer que não existe

Nunca antes se tinha feito um estudo tão exaustivo quanto esta “Cartografia de Risco” – assim designada pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) a auditoria à ação e organização da GNR e à PSP. Sob orientação da anterior inspetora-geral, Margarida Blasco, atual juíza conselheira do Supremo Tribunal de Justiça foram analisadas queixas, auditorias, fiscalizações, processos e relatórios de inspeções às instalações e funcionamento destas forças de segurança durante quatro anos (2015 a 2018).

Conforme o DN noticiou, este organismo que fiscaliza as forças e serviços de segurança na dependência do ministério da Administração Interna (MAI) entregou ao ministro Eduardo Cabrita a mais completa ‘radiografia’ algumas vez feita sobre o ‘estado da arte’ na GNR e na PSP: falhas na formação em direitos humanos, falta de preparação dos polícias para os diferentes contextos sociais em que atuam, uma distribuição desadequada do dispositivo e défice de efetivo.

Leia mais em Diário de Notícias

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!