Índia: Polícia abate suspeito da morte de oito agentes - Plataforma Media

Índia: Polícia abate suspeito da morte de oito agentes

O principal suspeito pela morte de oito agentes da polícia, numa emboscada no Norte da Índia, na semana passada, foi esta sexta-feira morto a tiro, sob custódia policial, quando tentava fugir, disseram as autoridades.

De acordo com a polícia, Vikas Dubey tirou uma arma aos agentes depois de o veículo das forças de segurança em que seguia ter capotado, numa autoestrada perto da cidade de Kanpur, no norte da Índia. O suspeito morreu numa troca de tiros, segundo a mesma fonte.

Dubey, na casa dos 40 anos, entregou-se à polícia na quinta-feira, na cidade de Ujjain, após buscas de uma semana. Estava a ser conduzido para Kanpur, onde os oito polícias foram mortos.

As forças de segurança acreditam que o suspeito tinha ligações com políticos estatais e a polícia. Dois agentes foram detidos esta semana por alegadamente o terem avisado de uma rusga policial a sua casa, na semana passada.

Amarnath Aggarwal, um líder da oposição, acusou a polícia de matar o suspeito de forma intencional. “É um assassínio pré-planeado. Foi cometido por Dubey não ter revelado os nomes das pessoas que lhe proporcionaram apoio e proteção”, acusou.

O homem era suspeito de ter assassinado um político em 2001, o líder local do Partido Bharatiya Janata, Santosh Shukla, sendo ainda procurado pelo envolvimento em mais 60 casos de homicídio, roubos e raptos.

Em 3 de julho, oito polícias morreram baleados numa emboscada, após uma operação em que procuravam deter Dubey.

Pelo menos sete outras pessoas, incluindo um civil, ficaram feridas durante o tiroteio noturno numa aldeia naquele estado indiano.

O suspeito “teve o apoio de toda a aldeia, porque houve disparos de vários telhados”, disse então aos jornalistas o chefe de polícia de Uttar Pradesh.

Os atacantes, que bloquearam a entrada da localidade com uma retroescavadora, estavam munidos de armas semiautomáticas, de acordo com outra fonte policial.

Com uma população de 230 milhões de habitantes, o estado de Uttar Pradesh é um dois mais pobres da Índia. É considerado um dos estados com mais criminalidade, com muitos incidentes de assaltos à mão armada, raptos e crimes contra mulheres, de acordo com a Agência Nacional de Registo Criminal.

Related posts
PortugalSociedade

Matemático lava dez milhões de euros do crime em Portugal

BrasilSociedade

Chacina impiedosa choca Brasil. Dez familiares morrem numa disputa por dinheiro

ChinaSociedade

Mais 48 esquadras chinesas clandestinas detetadas, somando 102 em 53 paises

MundoPolítica

Secretário-geral da ONU critica histórico dos direitos humanos na Índia

Assine nossa Newsletter