George Floyd avisou cerca de 20 vezes que não conseguia respirar

por Gonçalo Lopes

Registo das autoridades confirma os apelos de George Floyd quando imobilizado. Avisou cerca de duas dezenas de vezes que não conseguia respirar.

O afro-americano George Floyd, morto pela polícia e que provocou protestos raciais maciços nos Estados Unidos, avisou os agentes cerca de 20 vezes que não conseguia respirar, de acordo com uma transcrição policial divulgada na quarta-feira.

A transcrição foi feita através de uma câmara fixada na farda de Thomas Lane, um dos quatro polícias acusados no caso. A defesa deste está a tentar que as acusações contra ele sejam retiradas apontando para o principal arguido, Derek Chauvin.

Até agora, os últimos minutos da vida de Floyd eram conhecidos graças a vídeos gravados por filmagens de pessoas. Contudo, o documento fornecido por Lane mostra a cena, que ocorreu a 25 de maio em Minneapolis, de uma forma ainda mais dramática.

“Vão matar-me, vão matar-me”, disse Floyd, de 46 anos, uma vez que a polícia o mandou prender e de bruços no chão, ao que Chauvin respondeu: “Para de falar, para de gritar, é preciso muito oxigénio para falar”.

Chauvin foi aquele que sufocou Floyd ao pressionar o joelho contra o pescoço durante mais de oito minutos, durante os quais o afro-americano repetiu mais de 20 vezes que não conseguia respirar.

Leia mais em TSF

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!