Novas notas de Kwanza começam a circular a 30 de Julho

Nova família do Kwanza começa circular a 30 de Julho

As novas notas de kwanza “série 2020” só entram em circulação a partir de 30 deste mês. Contudo, o lançamento foi ontem feito, em Luanda, pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano.

As novas notas de 200, 500, 1000, 2000 e 5000 kwanzas vão continuar a coabitar com a actual “série de 2012”, até à sua substituição. Segundo José de Lima Massano, a introdução de novas notas será feita de forma faseada. A começar pela de 200 kwanzas no dia 30 de Julho e seguida pelas de 500 a 17 de Setembro. Já a de 1.000 em Outubro, a de 2.000 a 21 de Novembro e a de 5.000 em Janeiro de 2021.

José de Lima Massano disse que, com a introdução de novas notas do kwanza no circuito monetário e financeiro não haverá motivos para pânico no mercado de bens e de serviços por parte da população, por se tratar de um processo que se vai estender por mais algum tempo. “As notas da “série de 2012” continuam a ser válidas e aceites como meio de pagamento, sem restrições, não sendo necessário a troca ou substituição pela nova série.

As notas das duas séries circularão em simultâneo e após algum tempo passarão a circular apenas a nova série”, justificou o governador.  O vice-governador, Manuel Tiago Dias, disse que apesar de a nova família do kwanza incluir a nota de 5.000, não entrará em circulação este ano. “A nossa previsão é que a nota de 5.000 mil kwanzas entre em circulação a partir de Janeiro de 2021”, justificou.

Tiago Dias disse que não obstante a lei autorizar o BNA a emitir e a pôr em circulação também a denominação de 10000 kwanzas, por enquanto, entendem não haver razões. Sobre os custos de produção, disse ser este um processo que envolveu empresas de renome internacional, que participaram dum concurso público promovido pelo BNA.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
AngolaPolítica

José Eduardo dos Santos regressa hoje a Luanda após dois anos de ausência

AngolaEconomia

BNA alerta que atividade da Xtagiarious Finance é ilegal

AngolaSociedade

Governo angolano alivia restrições e reabre restauração em Luanda ao fim de semana

AngolaSociedade

TAP reforça ligações a Luanda com terceiro voo a partir de sábado

Assine nossa Newsletter