Negociação coletiva ainda deu aumentos de 2,7% antes da pandemia

por Guilherme Rego
Maria Caetano

Houve 116 mil trabalhadores com subida no salário no primeiro trimestre, num máximo de cinco anos. Muitos não viam atualizações há uma década.

A negociação salarial na contratação coletiva teve no primeiro trimestre deste ano o maior impacto dos últimos anos ao garantir subidas nas remunerações a mais de 116 mil trabalhadores. O número de pessoas abrangidas por alterações de salário de início de ano não era tão elevado desde 2015, e as convenções publicadas até março permitiram um aumento médio de 2,7%, em linha com a subida média da generalidade dos salários portugueses no ano passado.

Os dados da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) relativos ao primeiro trimestre de negociação coletiva foram publicados no final de junho e mostram ainda em grande medida o rasto de um maior poder negocial em 2019, que certamente será interrompido este ano devido à pandemia.

Leia mais em Dinheiro Vivo