Líder islâmico apela ao diálogo na luta contra os insurgentes em Cabo Delgado - Plataforma Media

Líder islâmico apela ao diálogo na luta contra os insurgentes em Cabo Delgado

Numa declaração vídeo em exclusivo ao PLATAFORMA, Abdul Rashid Ismail apela ao Mundo para o restabelecimento “da paz, através do diálogo” e lembra que há milhares de pessoas “sem abrigo” no extremo Norte de Moçambique.

A situação de violência e clima de guerra adensa-se na região de Cabo Delgado. A cada dia que passa cresce o número de pessoas obrigadas a fugir, cujo único objetivo “é tentar encontrar um lugar seguro para viver”. Isto mesmo vincou o líder da Comunidade Islâmica de Moçambique (CIMO), numa mensagem video enviada para para o Plataforma.

“As vidas de milhares de pessoas pararam. Precisam de tudo, mas acima de tudo precisam e com urgência de paz”, sustenta, para, logo de seguida, lançar um apelo ao “Mundo”: “É preciso restabelecer a paz através do diálogo entre pessoas, entre Governos, entre países, para irradicar o recurso à violência armada e privilegiar sempre as relações humanas e conversações para se alcançar um desenvolvimento harmonioso das sociedades”.

Recorde-se que a violência armada em Cabo Delgado intensificou-se desde março, mas já dura há dois anos, provocando a morte de, pelo menos, 700 pessoas e uma crise humanitária que afeta cerca de 211.000 residentes, segundo dados recolhidos por organizações não governamentais que operam na região.

Acompanhe a situação na região extremo Norte de Moçambique

“Cabo Delgado não é um conflito religioso”, diz líder islâmico

Islâmicos na linha da frente no apoio aos refugiados de Cabo Delgado

Uso de mercenários em Cabo Delgado levanta onda de críticas

Related posts
MoçambiquePolítica

Cimeira avalia hoje missão militar conjunta da SADC em Moçambique

MundoSociedade

Campo de refugiados na ilha de Samos atingido por incêndios

MundoPolítica

Forças francesas matam líder do grupo Estado Islâmico no Grande Saara

MundoPolítica

Pandemia e refugiados no centro do discurso do Estado da UE

Assine nossa Newsletter