Volt. O partido federalista que nasceu do choque do Brexit

por Filipa Rodrigues
Diário de Notícias

Novo partido português é o braço da formação política pan-europeia que defende uma Europa federal. E quer eleger um eurodeputado em 2024.

Um italiano, um alemão e uma francesa. Todos na casa dos 20 anos, a estudar/trabalhar nos Estados Unidos. Esta poderia ser só a história de uma amizade, mas acabou a ser a história de um partido político – o primeiro a atravessar as várias fronteiras da Europa.

O italiano Andrea Venzon (28 anos), a francesa Colombe Cahen-Salvador (26 anos) e o alemão Damian Boeselager (32 anos) são o trio fundador do Volt, assim nomeado por ser dito de igual forma nas várias línguas e para simbolizar a ideia de dar uma nova energia à Europa. O dia 24 de junho de 2016, a manhã que nasceu com a notícia de que o Reino Unido votou “sim” ao Brexit, foi o momento zero do partido, que viria a oficializar-se no mesmo dia em que os britânicos acionaram o agora famoso artigo 50.º do Tratado de Lisboa, a 29 de março de 2017. Três anos depois, durante os quais se formalizou como partido em 13 países europeus, o Volt chega também a Portugal – já aprovado pelo Tribunal Constitucional, é agora a mais recente formação partidária nacional.

Antes das europeias do ano passado, Andrea Venzon escreveu “nós não somos pró-europeus, nós somos Europa”, e essa será a linha mais proeminente do Volt. Na Declaração de Amesterdão, programa com que se apresentou às europeias, o Volt defende uma Europa federal liderada por um governo europeu, com um primeiro-ministro saído das fileiras do partido mais votado ao Parlamento Europeu (que funcionaria como um parlamento nacional, com capacidade legislativa) e um presidente sufragado nas urnas pelos cidadãos da União Europeia. Uma solução política que, defende o Volt, criaria uma democracia parlamentar “mais forte, mais aberta e transparente”. A esta estrutura política deve corresponder um orçamento comunitário, a união bancária e uma união económica e monetária total, sob a égide de um ministro das Finanças europeu.

Leia mais em Diário de Notícias.