ONU: Setor empresarial ainda está longe de atingir metas de sustentabilidade

por Lucas Rohan

Um novo relatório da ONU sobre o setor privado, divulgado pelo Pacto Global da ONU , mostra que a maioria das empresas envolvidas não está fazendo o suficiente para ajudar a promover Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável.

“Até agora, a escala e o ritmo da mudança não foram grandes o suficiente ou rápidos o suficiente”, disse Remi Erikson, que liderou a equipa que redigiu o relatório, Unindo negócios na década de ação , que mostra que apenas 39 por cento das empresas pesquisadas acreditam ter metas suficientemente ambiciosas para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.

A escala e o ritmo da mudança, até o momento, para entregar os ODSs não foram grandes o suficiente ou rápidos o suficiente Remi Erikson, CEO da DNV GL

“Apenas 46% das empresas pesquisadas estão incorporando os objectivos em seus principais negócios”, disse Erikson, CEO da empresa de gerenciamento de riscos e participante do Global Compact, DNV GL. “Menos de um terço das empresas acredita que seu setor está se movendo rápido o suficiente para cumprir os objectivos até 2030”.

“Mudanças incrementais por empresas individuais não fornecerão a contribuição comercial necessária para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, disse o Sr. Erikson. “As empresas e os sistemas dos quais fazem parte estão se movendo amplamente na mesma direção, mas não em um esforço conjunto. Conseguir a mudança necessária requer um aumento da ambição entre todas as empresas, operando nos sistemas de energia, saúde, alimentação, finanças, transporte ou outros sistemas.

Política não é suficiente

Embora 93% dos participantes tenham incorporado os Dez Princípios do Pacto Global (direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção) em suas políticas, não está sendo feito o suficiente para colocá-los em prática. “A política não é suficiente para promover mudanças, e vemos uma lacuna acentuada entre implementar políticas e implementar medidas para agir de acordo com os Princípios”. 

Pode também interessar

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!