Início » Lavagem das mãos está a baixar risco de infeção hospitalar em doentes

Lavagem das mãos está a baixar risco de infeção hospitalar em doentes

Ana Mafalda Inácio

Em 2013, Portugal era o pior país da União Europeia no controlo da infeção hospitalar, dos que registavam maiores taxas de resistência aos antibióticos e dos piores no uso que fazia destes. Por dia, estimava-se que três doentes morriam com uma infeção deste tipo. Uma “fotografia” que “deixava mal o país”. Mas, em seis anos, a fotografia mudou de cor. Portugal deixou de ser o pior e dos piores da Europa. O combate à covid-19 está a ajudar neste percurso e levará a mais mudanças.

Delfina ia fazer 80 anos quando a meio de janeiro de um dos últimos invernos entrou numa urgência de um hospital da região de Lisboa. Sofria de demência, mas estava estável. Um pouco de febre e um fervilhar na auscultação detetados pelo médico do lar em que estava há poucos dias foi o que a levaram até àquela unidade.

À partida, seria só por precaução, disseram à família. Era essencial um raio-X para despistar algo mais, mas Delfina acabou por ficar na urgência quase 24 horas. Saiu sem diagnóstico de pneumonia, mas voltou dois dias depois, e o cenário era agora o combate a uma bactéria detetada no organismo, “uma KPC”, dizia a médica, que era muito resistente aos antibióticos.

A família sabia o que era a KPC (a famosa superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase) e o que fazia a quem a contraía. A partir daquele momento, era a luta pela vida, e tendo já uma demência associada, o desfecho era previsível. Delfina morreu uma semana depois num quarto de pressão negativa numa unidade de um hospital diferente daquele em que tinha contraído a infeção.


José António comemorou os 60 anos numa cama de um dos melhores hospitais ortopédicos também da área da capital. Amante de desporto, deixou agravar uma lesão num joelho, o que o empurrou para uma cirurgia precisamente naquela altura.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!