João Lourenço: "País deve explorar todos os recursos de que dispõe" -

João Lourenço: “País deve explorar todos os recursos de que dispõe”

O Presidente da República, João Lourenço, defendeu, ontem, que é chegada a hora de o país explorar todos os recursos de que dispõe. O líder entende que o actual sistema de exploração é apenas baseado apenas no petróleo, gás e diamantes.

Em breves declarações à imprensa, depois de ter inaugurado o Instituto Geológico de Angola (IGEO), criado para produzir informação geológica credível para as autoridades, comunidades de investidores e academia, o Presidente considerou que a existência do IGEO, com tecnologia de ponta e quadros qualificados, é de “extrema importância” para um país com os recursos geológicos mineiros como Angola.

“Pelas amostras que nos foram apresentadas, o país tem muito mais do que petróleo, gás e diamantes”, notou. O Titular do Poder Executivo manifestou satisfação depois de uma visita guiada ao IGEO e de explicações detalhadas sobre o propósito e funcionalidade das instalações.

“Gostei do facto de a maioria dos quadros serem não só jovens, mas, sobretudo, nacionais. Este é um elemento a destacar”, referiu João Lourenço. Para o presidente a importância da infra-estrutura acentua-se na medida em que serve não apenas um sector da economia nacional. Aliás, Lourenço destaca outras, como as ciências geológicas e mineiras, bem como os sectores dos petróleos, agricultura, e construção civil entre outros.

João Lourenço afirmou que o país está de parabéns com a inauguração deste instituto, lembrando que, na qualidade de Titular do Poder Executivo, tem puxado pelo ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, no sentido de procurar explorar todos os recursos de que Angola dispõe, numa altura em que os mais explorados são petróleo, gás e diamantes.

O total do investimento do IGEO, de 41 milhões e 688 mil dólares, contemplou a construção, apetrechamento, equipamento dos laboratórios, formação de técnicos e assistência técnica.

Leia mais em Jornal de Angola