Prémio para os profissionais do SNS? "Mais valia terem estado quietos" - Plataforma Media

Prémio para os profissionais do SNS? “Mais valia terem estado quietos”

A bastonária da Ordem dos Enfermeiros acredita que esta medida não representa toda a linha da frente no combate ao Covid-19 e, como tal, é discriminatória.

Ontem foi anunciada uma proposta do PSD, que foi aprovada na AR por unanimidade. Nesta consta a atribuição de um prémio de desempenho equivalente a 50% da remuneração aos trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e majoração das férias.

“Durante o ano de 2020, o Governo atribui a todos os profissionais do SNS que, na vigência do estado de emergência e suas renovações, exercessem funções em regime de trabalho subordinado no SNS e tenham praticado, nesse período, de forma continuada e relevante, atos diretamente relacionados com a pessoa de suspeitos e de doentes infetados por Covid-19, um prémio de desempenho, pago uma única vez, correspondente ao valor equivalente a 50% da remuneração base mensal do trabalhador ao qual seja atribuído”, detalha a proposta.

Foi também aprovada um aumento dos dias de férias. Os trabalhadores vão ter direito a um dia de férias “por cada período de 80 horas de trabalho normal efetivamente prestadas no período em que se verificou a situação de calamidade pública que fundamentou a declaração do estado de emergência”.

Está ainda previsto um dia de férias “por cada período de 48 horas de trabalho suplementar efetivamente prestadas no período em que se verificou a situação de calamidade pública que fundamentou a declaração do estado de emergência”.

Esta medida mereceu um comentário por parte da bastonária da Ordem dos Enfermeiros: “Mais valia estarem quietos”. Ana Rita Cavaco lembra que, além do SNS, muitos profissionais tentaram travar a propagação da pandemia nos lares, mesmo em regime de voluntariado.

“A Ordem dos Enfermeiros considera que este será mais um foco de discórdia, que vai gerar injustiças no setor. “Se queriam fazer uma coisa como deve de ser, davam um prémio como nos restantes países. A todos os profissionais de saúde”, afirma.

Artigos relacionados
PolíticaPortugal

Marcelo elogia SNS, setores social e privado e espera melhor planeamento

PortugalSociedade

Covid-19/Um ano: Despesa do SNS com a pandemia ultrapassou os 900 milhões

PortugalSociedade

Mais de 140 médicos voluntariaram-se para ajudar SNS mas nunca obtiveram resposta

EconomiaPolítica

Esforço com Saúde em Portugal é dos mais altos, mas apoios fora do SNS são fracos

Assine nossa Newsletter