Brasil vai produzir vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford - Plataforma Media

Brasil vai produzir vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford

O Brasil vai produzir uma vacina experimental desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela companhia farmacêutica AstraZeneca contra a covid-19, que apresenta resultados promissores nos testes em curso, revelou hoje o governo brasileiro.

De acordo com o anúncio do Ministério brasileiro da Saúde, o país vai pagar 127 milhões de dólares e receber material para produzir 30,4 milhões de doses em dois lotes, em dezembro e janeiro, o que lhe permite iniciar os esforços de inoculação se a vacina vier a ser certificada como segura e eficaz.

“Este país tem uma vasta experiência em vacinação extremamente rápida”, notou o secretário de Vigilância Sanitária, Arnaldo Correia de Medeiros, elogiando o sistema de saúde pública do país.

O acordo total prevê a produção de 100 milhões de doses pela fabricante brasileira de vacinas Fiocruz. A prioridade de administração da vacina – cujos testes em humanos foram iniciados pelos investigadores britânicos em maio – será dada aos grupos considerados de alto risco, nomeadamente idosos, pessoas com comorbilidades e profissionais de saúde e de segurança.

Os testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela AstraZeneca arrancaram no Brasil no passado fim de semana, mais precisamente no estado de São Paulo, na sequência da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável por fiscalizar testes e medicamentos no Brasil.

Relacionado com o tema:

Brasil regista 1.055 novas mortes por Covid-19, e total de óbitos passa de 56 mil

Artigos relacionados
PortugalSociedade

Mais 688 casos e seis mortes em Portugal nas últimas 24 horas

AngolaSociedade

Professores angolanos do ensino geral testados a partir de amanhã

MundoSociedade

Guterres lamenta um milhão de mortos e diz que mundo tem de aprender

Mundo

Meio milhão de tubarões poderão ser mortos para produção da vacina de Covid-19

Assine nossa Newsletter