O que buscam os homens maduros? - Plataforma Media

O que buscam os homens maduros?

Ela atirou-me à queima-roupa a pergunta que eu percebi que tinha uma carga condenatória, mais do que acusatória. O que buscam os homens maduros? O seu julgamento, a resposta que ela tinha, a sentença, veio logo de seguida: “pensei que os homens maduros preferissem mulheres jovens, leves e soltas. Estas não precisam de segurança, basta-lhes bom sexo”. A minha primeira resposta foi apenas pensada: “então, estas são as mulheres maduras que os homens maduros buscam”. Creio que um homem maduro busque uma mulher madura.  Mas um homem maduro tem mais do que isto a exigir e a oferecer. Muito mais, disse-lhe.

A conversa surgira na sequência de um post lindo que ela tinha acabado de me enviar. Um homem atlético na imagem, com ares de bem-sucedido, abraçado ao corpo nu de uma mulher “madura”, com uns quilos a mais do que o padrão de corpo que se convencionou. Sim, se é madura, não é uma boneca. É uma mulher. E mulher ganha peso. Tem carácter quando madura, tem passado marcado na alma, feridas abertas pela vida, exigências, desconfianças, dores que alguém terá de descobrir como curar. Apenas um homem corajoso enfrenta tudo isso e vence, porque ela não acredita no que o homem “comum” diz, vigia o que ele está disposto a fazer por ela. Ok, segundo quem escreveu aquele bilhete, esta é a anatomia da mulher madura. Sabe-se o que ela quer. E o homem maduro, o que quer?

Um  homem pode ser sensível? As mulheres aceitam que o seja?

Tive que encaminhar a conversa no modo socrático, perguntando, encaminhando. Com todo o cuidado, porque a minha interlocutora é profundamente católica.

E então, fala-se do mapa do corpo feminino, caminhos a percorrer, por que não se fala do do homem? Não tem o homem também os seus botões?

E falamos dos cuidados. Um  homem pode ser sensível? As mulheres aceitam que o seja? E ela, que “as mulheres se descobriram, no plano físico e emocional. E intelectual. Mas os homens não”. E mais, afirmou, os homens têm de se descobrir e deixar descobrir.

Ok, falemos disto da sensibilidade, afinal a minha interlocutora nunca ofereceu flores a um homem. Aí está, disse eu, nunca permitiu que um homem não fosse “dominante” como sugere a interpretação geral do gesto da oferta de flores. Homem conquista, caça, como dizem alguns. E eu: por que carga de água os homens estão autorizados a gostar de flores apenas quando são jardineiros?

E como numa conclusão socrática também, concordamos que homens maduros buscam mulheres maduras. Também trazem histórias, feridas, dores, medos, sonhos. Também querem ver o que elas estão dispostas a fazer por eles. Tudo o resto, do domínio, da busca por bonecas que não precisam de segurança e a quem basta o bom sexo, se calhar são sinais de imaturidade, a mesma com que se rotula mulher com o mesmo comportamento. Ah, homem também ganha peso e se torna inseguro.

*Jornalista e Diretor do jornal O País, em Angola

Este artigo está disponível em: English

Related posts

Luanda e as mulheres poderosas antes do tempo

A flor que o general semeou

Ainda os negros dos rádios de pilhas

Assine nossa Newsletter